Faculdade
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa visa entender a importância do solo, que é de relevante importância, pois grande parte dos nossos alimentos, direta ou indiretamente, provém dos campos de cultivo e de pastagens. Ele recebe a água das chuvas que, emerge nas nascentes e mananciais, e sustenta a biodiversidade das florestas, campos e cerrados; Assim como também entender e classificar um perfil de solo.
CLASSIFICAÇÃO
Latossolo são solos constituídos predominantemente por material mineral, apresentando horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A. As argilas são predominantemente do tipo caulinita, cujas partículas são revestidas por óxidos de ferro, responsáveis pelas típicas cores avermelhadas. A transição entre horizontes é gradual ou difusa e quase sempre a única diferença a notar no perfil é um escurecimento do horizonte A, ocasionado pelo acúmulo de húmus advindo de uma intensa decomposição de restos vegetais. A textura ou granulometria é também uniforme, uma vez ser destituído do horizonte B. Neste horizonte, a estrutura é composta de agregados com formato arredondado e de tamanhos muito pequenos os quais são numerosos e acomodados de modo a deixarem uma grande quantidade de macroporos entre eles, o que proporciona uma alta permeabilidade à água, mesmo com elevados teores de argila.
Os latossolos são muito intemperizados, com pequena reserva de nutrientes para as plantas, representados normalmente por sua baixa a média capacidade de troca de cátions. Um fator limitante é a baixa fertilidade desses solos. Contudo, com aplicações adequadas de corretivos e fertilizantes, aliadas à época propícia de plantio de cultivares adaptadas, obtêm-se boas produções. Latossolos são muito suscetíveis ao endurecimento do solo, que poderá dificultar a regeneração vegetal; privado da matéria orgânica durante o período seco, pode ocorrer agregação dos minerais ferrosos; essa agregação, denominada laterização, pode levar ao