FACULDADE
FACULDADE SUMARÉ
QUESTÕES PARA ESTUDO
Cap. 02 – A concepção escolar da leitura
Ângela KleimanSão Paulo
2014
Jéssica Aparecida Lopes - RA:1421701
Michelle Toledo Martins - RA:
Tamires dos Santos - RA: 1421258
Curso: Pedagogia
Professor: Saulo Cesar da Silva
Disciplina: Produção de texto e Formação de leitores
Unidade: Belém
1 – Segundo o texto estudado, para a formação de leitores é necessário o quê?
Para formar leitores, devemos ter paixão pela leitura. Concordamos com o autor francês Belleger (um leitor apaixonado de um pais de leitores apaixonados), que a leitura se baseia no desejo e no prazer. Uma das primeiras barreiras que o professor tem em negociar para poder ensinar a ler é a resistência do próprio aluno, ou dos pais do aluno quando este é uma criança mais nova. O professor deve motivar o aluno a leitura, de uma forma mais coerente em sala de aula, propondo uma reflexão mais crítica do texto, o leitor deve ser agente participativo, lembrando que nenhum texto e pronto e acabado, mas cabe ao leitor ter sua própria interpretação sobre o assunto proposto, expondo suas próprias conclusões.
2 – Explique com suas palavras o seguinte trecho retirado do texto: “as práticas desmotivadoras, perversas até, pelas consequências nefastas que trazem, provem, basicamente, de concepções erradas sobre a natureza do texto e da leitura e portanto da linguagem”.
A pratica da leitura passada em sala; para a alfabetização do aluno funciona como mecanismo tradicional, formando com entendimento limitado e incoerente do que seja ensinar português. Trata-se de uma concepção e uma pratica educacional que persiste no tempo, o aluno é uma espécie de receptor, concebendo o texto apenas em forma decorativa. Ex: "Dói o dedo do Dudu".
3 – Quais foram as concepções sobre textos apresentadas? Fale resumidamente a respeito de cada uma delas.
As concepções sobre o texto apresentado são:
O texto como conjunto de elementos