faculdade
Alunos: Flavia Fernanda Ellen Santos Edvaldo Borges Eveline Souza Elaine Santana
Orientadora: Professora Simone Barbosa
Depressão
05/09/2014
Depressão
Muitas vezes a apalavra depressão é usada de forma errada para descrever um sentimento. Todos se sentem para baixo de vez em quando,esta sensação é normal na maioria dos casos. O estado depressivo diferencia-se do comportamento triste ou melancólico que afeta maioria das pessoas,por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja,depressão não é tristeza. É uma doença.
A doença depressão é também chamada de transtorno depressivo maior. É uma doença caracterizada por diversos sintomas, dentre os quais, dois são essências:
Humor persistente rebaixado, apresentando se como tristeza intensa, angustia ou sensação de vazio;ou
Redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.
Pessoas deprimidas tem,freqüentemente, pensamentos mórbidos e a taxa de suicídio entre depressivos é 30vezes maior que a media da população em geral. A depressão é considerada em varais partes do mundo como uma das doenças com mais alta taxa de mortalidade. As causas da depressão são inúmeras e controversas. As mais comuns são: genética,alimentação,estresse,estilo de vida e drogas. Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial,em algum momento da vida,sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44anos. A ocorrência em mulheres e o dobro que a dos homens. Cerca de 16% da população mundial já teve depressão pelo menos uma vez na vida. As mulheres têm duas vezes mais chances de sofrer depressão do que os homens, mas, em contrapartida essa diferença tem diminuído durante os últimos anos. Esta diferença desaparece completamente entre os 50 e 55 anos de idade. A depressão nervosa é a causa comum de aposentadoria por invalidez no