Faculdade
Rafael Lacerda de Alencar
Professor: Nelson Tôrres
Exercício de Governança
1° Dever de Governança de TI
Brasília
2014
Na era da informação a Governança de TI está na ordem do dia das grandes empresas e principalmente nos Órgãos que fazem parte da Administração Publica Federal - APF. As organizações bem sucedidas reconhecem seus benefícios.
Diante disso várias ações estão sendo desenvolvidas para implantação de eixos de Governança que objetiva aprimorar os resultados.
Descreva como cada uma das ações abaixo, pode contribuir para a implantação de um processo de Governanca de TI nas empresas publicas e privadas (cinco linhas para cada ação):
COBIT : Dentro da área de gestão de T.I o COBIT é utilizado como uma ferramenta de governança em TI que possibilita aos níveis gerenciais de uma organização identificar quais controles são necessários. Além disso, permite avaliar a eficácia de tais controles através de ferramentas de auditoria.
ITIL : No final da década de 80, o ITIL - guia de referência das melhores práticas de gerenciamento de TI. Tornou-se um padrão mundial para diversos tipos de empresas, onde originalmente teve o governo da Inglaterra como público alvo.
O ITIL nos traz algumas mudanças de paradigma, tais como: faz com que o negócio foque no valor e não no custo; nos faz pensar em toda a cadeia que envolve a prestação de serviços e não uma visão fragmentada; e internamente transfere o olhar para processos e pessoas e não apenas na tecnologia.
ISO 20.000: É uma norma de TI que permite que as empresas demonstrem excelência na gestão de TI. A norma assegura as empresas podem atingir valores de referência baseadas em evidências para melhorar continuamente a sua prestação de serviços de TI. ISO / IEC 20000 foi lançado em 2005. A adoção da ISO 20000 tem crescido muito rapidamente no cenário internacional de TI e prestadores de