faculdade
Objetivo
Identificar as expectativas de formação dos ingressos e formandos do curso de Administração, a fim de atender as exigências das organizações e do mercado de trabalho, na qualificação dos profissionais na hora das contratações.
Tem por objetivo maior contribuir com dados e informações, afim de referenciar estudos para a valorização do administrador, a melhoria da qualidade de ensino de administração e para reafirmar o espaço profissional do administrador.
Justificativa
O Brasil apresenta um grande complexo de instituições do ensino superior e, com elas, a super oferta do curso de Administração. Contudo é importante considerar a qualidade dos mesmos. Assim como houve o aumento das instituições de ensino, há também mais exigências das empresas hora de contratar. Para atender os requisitos exigidos, é preciso que o administrador passe por um processo de aprendizagem com a grade curricular que estimule habiilidades como criatividade, vontade de aprender, desenvolver raciocínio lógico, analítico e crítico. Por isso é importante o aluno ingresso verificar se elas possuem um programa pedagógico que atenda aos anseios do mercado.
Hipóteses
Quase a metade dos formandos não exerce sua função de formação após sair da universidade.
Um dos motivos é que as universidades brasileiras não estão formando profissionais adequados para o mercado de trabalho.
Outro motivo também é que o mercado pede profissionais menos específicos. E é por isso que as empresas investem tanto em trainee, porque o estudante aprende no mercado.
Há também outros motivos como o descontentamento e a realização pessoal que é apontada pelos especialistas como um motivo para a existência de tantas pessoas trabalhando em um mercado tão diferente daquele de formação.
Metodologia
O objeto a ser estudado nesse projeto serão os acadêmicos ingressos e formandos do curso de Administração da Uneb, Campus Salvador.
O