faculdade
Falando sobre o conceito de metonímia conclui-se que; metonímia é o emprego de um termo, no lugar de um primeiro termo de forma que os dois tenham relação de sentido de forma figurada.
Exemplos: Gosto de ler Pedro Bandeira . (= Gosto de ler a obra literária de Pedro Bandeira.)
Já a metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. É crucial na comunicação humana, já que usamos a metáfora várias vezes por dia sem nós dar conta.
Tivemos também como ponto relevante na aula, a importância do sentido na comunicação, nas diferentes mensagens que existem a nossa volta
Sentido implícito( pode vir por meio de ironia) :quando o sentido esta escondido, precisa ser descoberto pelo leitor que o transformará em informação explícita, de forma que fica mais fácil a interpretação da mensagem.
Na aula 10, começamos a aula falando sobre polissemia, que seria os diversos sentidos diferentes que uma palavra pode ter em contextos diferentes. Uma forma de ser explorado é o duplo sentido, que é a possibilidade de uma palavra ser interpretada de suas maneiras diferentes.
Diante disso, não ficou clara a diferença, poderia me explicar melhor e me dar mais exemplos?
Continuando, a ambiguidade e indeterminarão de sentidos que algumas palavras apresentam, podendo causar dificuldade na compreensão. Alguns casos chegam até a mal entendidos como o citado na aula: Natália Guimarães vai a leilão e ganha bezerro de presente. Não se sabe se ela só foi ao leilão, ou se ela foi leiloada.
Metáfora- comparação implícita sem a presença de elementos comparativos.
Ex: A vida é um teatro de fantoches
Sua mãe é uma fera
Metonímia- aproximação do conteúdo semântico de uma palavra ou expressão relacionando-se a outra palavra ou expressão.
Ex: Estou lendo Antônio Bandeiras
Resumo Aula 10: