faculdade
Curso: Direito
Disciplina: Metodologia do Estudo
Professor: Marcelo Rodrigues
Riscos psicossociais e estresse no trabalho
Priscila Domingues
Daniele Rodrigues
Marcela Gomes
Paloma Almeida
Jenifer Caroline Arruda
RESUMO:
O trabalho consiste no tema: Riscos e estresse no trabalho, cerca da metade da população europeia, considera o estresse uma situação comum no trabalho que contribui para cerca de 50% dos dias de trabalho perdidos.
Introdução
Neste trabalho será abordado o tema “Os riscos do Stress no Trabalho” os riscos psicossociais é o stress relacionado com o trabalho são duas questões que maiores desafios apresentam em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Cerca da metade dos trabalhadores europeus considera o estresse uma situação comum no local de trabalho, que contribui para cerca de 50% dos dias de trabalhos perdidos. A semelhança de muitas outras questões relacionadas com a saúde menta, o estresse e frequentemente objeto de incompreensão e estigmatiza cão. No entanto, se forem abordados enquanto problema organizacional e não falha individual, os riscos psicossociais e o estresse podem ser controlados da mesma maneira que qualquer outro risco de saúde e segurança no local do trabalho.
Os riscos decorrem de deficiências na concessão, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter defeitos negativos a nível psicológicos, físicos e social tais como estresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.
Abaixo alguns exemplos de condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais:
*Carga de trabalho excessivo.
*Exigências contraditórias e falta de clareza.
*Falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalho.
*Má gestão de mudanças organizacionais,