Faculdade
Microaerófilos: Podem utilizar oxigênio nas reações químicas na produção de energia, numa concentração ideal entre 1% à 15% do oxigênio atmosférico.
2- Coleta-se uma bactéria, nela aplica-se o corante violeta, em seguida aplica-se o iodo, para que se acentue a coloração. Faz-se a lavagem com álcool. E é aplicado o contraconrante (safranina). O acontecimento é que algumas células depois da lavagem com álcool continuaram coloridas e ouras não. Conseguiram coloração depois de aplicado o contracorante sem efetuar a lavagem. As células que não obtiveram cor, depois da lavagem, foi porque o pigmento na se adentrou a célula, apenas se fixou em sua parte externa e com a lavagem ele saiu; São denominadas células gram-negativas. E as que mesmo com a lavagem continuaram coloridas são as células gram-positivas.
3- As bactérias gram-positivas possuem uma parede celular com muitas camadas peptídeoglicano, formando uma estrutura espessa e rígida. Contém em sua parede celular ácidos teicoicos. Elas são identificadas por reterem o corante no método de coloração Gram.
As bactérias gram-negativas possuem uma parede celular com uma ou poucas camadas de pepídeoglicano e uma membrana externa. Elas são identificadas por não reterem o corante no método de coloração Gram.
4- Bacilos isolados, diplobacilos, estreptobacilos, espirilos, cocobacilo, vibrião, cocos, diplococos, estafilococos, estreptococos, sarcina e tétrade.
5- Retira-se uma amostra do material do animal infectado; Identifica o patógeno causador da “possível doença”; Isola-o e o coloca