Faculdade
UNIDADE 1: ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
UNIDADE 5: ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
REFERENCIAL TEÓRICO E PRÁTICO
2013
CONCEITO
Nossa metodologia visa não mais abordar a contabilidade como um meio de registro simplório dos fatos administrativos, mas como uma ciência social aplicada, direcionada ao controle e ao planejamento das atividades econômicas e financeiras.
Objetivamente, a Contabilidade pode ser conceituada como um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Sistema de informação é um conjunto articulado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e editagens de relatórios que permite tratar as informações com o máximo possível de relevância e o mínimo de custo, e dar condições para geração de relatórios para finalidades específicas.
A maior parte da literatura existente estabelece como principal objetivo da contabilidade a coleta, o registro, a acumulação, a síntese e a interpretação dos fenômenos que afetam a situação patrimonial, financeira e econômica das entidades físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
Quanto à aplicabilidade, a Contabilidade Financeira enfocada de forma generalizada é denominada Contabilidade Geral. Quando aplicada a ramos específicos de atividades, essa denominação é alterada para Contabilidade Comercial, Industrial, Pública, Bancária, Hospitalar, Agropecuária, de Seguros, Social etc.
Dentre os usuários da contabilidade podemos destacar:
_ Os sócios e acionistas;
_ Os funcionários, administradores, diretores e demais executivos;
_ Os bancos, instituições financeiras e investidores em geral;
_ O governo, fornecedores de bens e serviços, clientes, analistas, concorrentes etc.
Principais Princípios Fundamentais de Contabilidade: