Faculdade
O Rio de Janeiro atrai, há décadas, turistas de todo o mundo e não perde o status que conquistou de Cidade Maravilhosa. O Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, lugares que fazem do Rio um grande pólo turístico, dividem atenções com as belas praias e até mesmo com as favelas nos morros, que também são uma atração para os estrangeiros que visitam a cidade.
No Carnaval, a invasão dos turistas é ainda maior. As imagens do tradicional desfile das escolas de samba são transmitidas para todo o planeta. Sua orla é uma das mais conhecidas do mundo, com praias como Copacabana e Ipanema, imortalizadas nas letras das músicas de Vinícius de Morais e Tom Jobim, entre outros amantes do sol carioca.
O Rio foi a capital do Brasil até a construção de Brasília, concluída em 1960, e ainda mantém aspectos coloniais na arquitetura da cidade. Os morros, tomados pela favela, mostram outra paisagem, que consegue viver harmoniosamente nesse cenário contrastante.
Maracanã:
O estádio do Maracanã é um dos pontos mais conhecidos da cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado para a Copa do Mundo de 1950 (quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai), o estádio já recebeu visita do papa João Paulo II, assistiu aos shows do americano Frank Sinatra e do inglês Paul MacCartney e o milésimo gol de Pelé entre outros eventos.
Hoje, 51 anos após a inauguração, o Maracanã é considerado um dos maiores templos do futebol mundial, tanto em histórico no esporte quanto em capacidade para acomodar torcedores: são 180 mil lugares. Batizado com o nome do jornalista Mário Filho, irmão do célebre Nelson Rodrigues, o estádio é, sem dúvida, um dos maiores cartões postais da Cidade Maravilhosa.
Cristo Redentor:
De braços abertos, do alto dos 710 metros de altura do morro do Corcovado, o Cristo Redentor é atração para qualquer turista que passeie pelo Rio de Janeiro. O passeio começa na estrada do Cosme Velho, onde um antigo trenzinho apanha os turistas para levá-los até o