Faculdade
Esdras Viana Machado
Willian Del Piero
Conceito
O Tratamento do Esgoto consiste basicamente na remoção das impurezas dos esgotos, efluentes ou resíduos líquidos provenientes das indústrias e domicílios e pode ser realizada através da Natureza ou por processos Físicos, Químicos e Biológicos realizado pelas Estações de Tratamento do esgoto.
Tipos de Tratamento
Disposição no solo
Lagoas de estabilização sem aeração
Sistemas anaeróbios simplificados
Lagoas anaeróbias
Lagoas de estabilização aeradas –
Ar difuso
Lodos ativados
Filtros biológicos
Biofiltro aerado submerso
Tratamento com oxigênio puro
Tratamento com biotecnologia
Captação
Nas casas, comércios ou indústrias, ligações com diâmetro pequeno formam as redes coletoras. Estas redes são conectadas aos coletores-tronco (tubulações instaladas ao lado dos córregos), que recebem os esgotos de diversas redes.
Dos coletores-tronco, os esgotos vão para os interceptores, que são tubulações maiores, normalmente próximas aos rios. De lá, o destino será uma Estação de Tratamento, que tem a missão de devolver a água, em boas condições, ao meio ambiente, ou reutilizá-la para fins não potáveis.
Fases do Tratamento
Tratamento primário: o esgoto passa pelo gradeamento para separação dos sólidos mais grosseiros, peneiramento fino, cuja finalidade é remover cabelo, pelo desarenamento nas caixas de areia e o desengorduramento nas chamadas caixas de gordura. Mas mantém inalteradas as suas características poluidoras. Por isso, a matéria poluente é separada da água nos sedimentadores primários. Este processo pode ser ajudado pela adição de agentes químicos, e a eficiência desse tratamento chega a 60%.
Tratamento secundário: processo biológico, do tipo lodo ativado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica (poluente) é consumida por micro-organismos aeróbios nos reatores biológicos, com necessidade de ser arejado. O esgoto que sai contém grande quantidade de microorganismos, que