Faculdade
Reação Cruzada
13/06/2003
Termo empregado quando um anticorpo induzido especificamente para um antígeno A é capaz de reconhecer um antígeno B contra o qual este não foi específicamente gerado, mas que por apresentar estruturas antigenicamente análogas mimetizando o antígeno que evocou a resposta. É importante ressaltar que a resposta imune adaptativa tem como característica primordial a especificidade. Entretanto, em algumas situações, a reação cruzada pode ser interpretada como benéfica (ex. proteção alcançada com a vacinação contra um dado microorganismo e contra outro antigenicamente relacionado: vacina contra gripe , proteção contra diferentes cepas do vírus da gripe não contidas na vacina; BCG, proteção contra M. tuberculose e M. leprae; etc.). Laboratorialmente, a reação cruzada pode determinar um resultado falso positivo.
Imunidade: conjunto de processos de defesa do organismo contra uma partícula que não é própria (estranha).
• Reação cruzada: é quando dois agentes estranhos ao meu organismo, que possuem a mesma partícula antigênica (antígenos semelhantes) que é estranha ao meu organismo, como o anticorpo é capaz de reconhecer dois antígenos semelhantes; contundo eles não iram manifestar a mesma sintomatologia, para identificá-los devera ser utilizado marcadores diferentes (específicos).
Ex.: doenças de chagas (trypanossoma cruzi) e leishmaniose (leishmania donovani) possuem a mesma proteína que é estranha ao meu corpo.
Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da aids e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Esses anticorpos são produzidos pelosistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos, o que confirmará a infecção pelo vírus.
JANELA IMUNOLÓGICA é definida cientificamente como o período entre a infecção e o início da formação de anticorpos específicos contra o agente causador. A maioria dos testes consegue o diagnóstico