Faculdade
1. O desempenho e o sucesso do trabalho do administrador requerem que algumas habilidades e competências sejam utilizadas.
Para Chiavenato, as competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Nesse sentido, para que o administrador seja bem sucedido deve desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude. Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
A reportagem apresentada no Jornal Minas aborda o caso de dois empresários que são administradores de seus negócios: Uriel Soares Santiago e Luciana Hottberg. Com base no relato desses empresários, é possível analisar e identificar a utilização de uma ou mais competências do administrador.
Escolha o caso de um dos administradores que apareceram no vídeo e apresente qual(is) competência(s) você identifica no relato apresentado. Justifique sua análise a partir dos conceitos das competências discutidos no livro didático da disciplina.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)
R: Luciana Hottberg (segundo administrador) teve a iniciativa de instalar um novo software em sua loja que funciona como um instrumento que acompanha o negócio, podendo assim, calcular lucro e renda com facilidade e a visão mais clara do negócio, sabendo onde pode e deve investir e planejando a abertura de uma nova loja.
Podemos identificar as seguintes competências:
Atitude – pela determinação de inovar e a convicção de continuar melhorando;
Perspectiva – com o conhecimento adquirido na análise das situações (calculando o lucro e a renda), na solução dos problemas (sabendo onde pode e deve investir) e na condução do negócio (planejando o crescimento com a abertura de uma nova loja);
Conhecimento – com as informações adquiridas com o novo software,