Faculdade Pit goras de S o Lu s 2
Física I – Movimento Circular
Alunos: Italo Douglas Flavia Cristiane Dias Macedo Keyla dos Santos Rego Leiliane de Araujo Silva Narcisio Rodrigues Machado Valdeir Monteiro Diniz
Relatório apresentado a disciplina de Fisica I, ministrada pela professora Leyliane Marques para obtenção parcial de nota no curso de graduação Engenharia de Produção 3º Periodo.
Sumário
1. Introdução
2. Objetivo
3. Materiais Utilizados
4. Desenvolvimento
5. Conclusão
6. Questões
1. INTRODUÇÃO
O movimento circular é aquele em que o objeto ou ponto material se desloca numa trajetória circular. Uma força centrípeta muda de direção o vetor velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência- trajetória. Pode haver ainda uma aceleração tangencial, que obviamente deve ser compensada por um incremento na intensidade da aceleração centrípeta a fim de que não deixe de ser circular a trajetória.
O movimento circular classifica-se, de acordo com a ausência ou a presença de aceleração tangencial, em movimento circular uniforme (MCU) e movimento circular uniformemente variado (MCUV).
2. OBJETIVO
- Identificar o movimento circular;
- Reconhecer o efeito giroscópico;
3. MATERIAS UTULIZADOS
1- Plataforma giratória
2- Halteres
1- Banqueta
1- Caneta
Barbante
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1. Plataforma Giratória.
Neste experimento observamos uma das mais importantes leis da física, relacionada à dinâmica de rotações.
O procedimento iniciou com um voluntário em pé sobre a plataforma, com as pernas o mais afastadas possível, segurando alteres. Um pequeno impulso é dado na pessoa, permitindo que ela inicie um movimento de rotação. A pessoa deve abrir e fechar os braços a fim de alterar a