FACULDADE MAUR CIO DE NASSAU
LINGUAGEM DENOTATIVA E CONOTATIVA
CARUARU
2015
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE BACHARELADO DE ENGENHARIA CIVIL
ELISA ROBERTA DOS SANTOS SOARES, NADJA RODRIGES SILVA, DÁFILA MARIA DOS SANTOS SILVA, VICTOR ORDENO ALBUQUERQUE CAVALCANTE, IZABELA FERNANDA PEREIRA MOTA E JAIANE RAFAELA SILVA MEDEIROS.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO LINGUAGEM DENOTATIVA E CONOTATIVA
CARUARU 2015 SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................04
2. DENOTAÇÃO.....................................................................................05
3. CONOTAÇÃO....................................................................................06
INTRODUÇÃO
A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (básica e objetiva). Assim, frequentemente remetem-nos a novos conceitos por meio de associações, dependendo de sua colocação numa determinada frase.
As variações nos significados das palavras ocasionam o sentido denotativo (denotação) e o sentido conotativo (conotação) das palavras.
DENOTAÇÃO Uma palavra é usada no sentido denotativo quando apresenta seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece. Quando se refere ao seu significado mais objetivo e comum, aquele imediatamente reconhecido e muitas vezes associado ao seu significado que aparece nos dicionários, sendo o significado mais literal da palavra.
A denotação tem como finalidade informar o receptor da mensagem de forma clara e objetiva, assumindo assim um caráter prático e utilitário. É utilizada em textos