FACULDADE MADRE THA S
CURSO DE FISIOTERAPIA
TEMA:MEIOSE
DOCENTE:Ana Carolina
DICENTES:
Antônio,Jaqueline,Joseane,Naiara,
Rafaela,Ronaldo,Quesia e Vera Lucia
ILHÉUS 14 de Abril 2015
MEIOSE
MEIOSE
A meiose (sigla = R!)
É um processo de divisão celular pelo qual uma célula diplóide (2N) origina quatro células haplóides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie.
MEIOSE I
É reducional, porque reduz à metade o número de cromossomos
É dividida pelas seguintes fases:
Prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I.
Prófase I
É iniciada pela condensação dos cromossomos duplicados na interfase – fase na qual a célula atinge sua maior atividade metabólica quando ocorre a duplicação do DNA (período S). Essa descrição corresponde ao leptóteno.
CROSSIN-OVER
É um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.
Metáfase I
Há a desintegração da membrana nuclear
(carioteca) e os pares de cromossomos homólogos que ainda são mantidos pelos quiasmas, se dispõem na região equatorial da célula de forma que os homólogos de cada par fiquem voltados para pólos opostos na célula.
Anáfase I
É caracterizada pelo deslocamento dos cromossomos homólogos para pólos opostos na célula. Neste caso, diferentemente da mitose, as cromátides irmãs não se separam, o que ocorre é a separação dos cromossomos homólogos, indo cada par dos cromossomos duplicados
(constituídos por duas cromátides unidas pelo centrômero) para cada pólo.
Telófase I
Quando os cromossomos duplicados chegam ao pólo, inicia-se a telófase I. Em seguida, os cromossomos se descondensam, a carioteca e os nucléolos reaparecem e ocorre a citocinese divisão do citoplasma que origina duas células filhas, que por não possuírem pares de homólogos, são células haplóides caracterizando uma divisão reducional.
INTERCINESE
É o intervalo entre a primeira e a segunda divisão da meiose é