FACULDADE DEVRY BRASIL
CURSO DE ENGENHARIA
EPI e EPC
São luís - MA
2015
David Caldas Galvão
Hugo Leonardo
EPI e EPC
São Luís -MA
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. EPI 5
2.1 Classificações de epi: 5
2. EPC 6
2.1 São exemplos de EPC: 6
Conclusão 7
Referencias 8
INTRODUÇÃO
Uma boa gestão dos produtos químicos (segurança química) leva à prevenção de problemas como formação de áreas contaminadas, emergências com produtos perigosos, prejuízos com tratamento de intoxicações e doenças crônicas. Protege, sobretudo, as crianças e as mulheres em idade fértil, além das populações mais vulneráveis, que, devido a suas condições socioeconômicas moram ou trabalham em ambientes insalubres ou próximos a instalações que manipulam produtos perigosos.
1. EPI
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho. O termo EPI diz respeito aos equipamentos de proteção individual, enquanto o EPC define os equipamentos de proteção coletiva. Esses dispositivos eliminam ou minimizam os riscos e a exposição associados à determinada atividade, seja de forma individual ou coletiva.
Os EPIs e EPCs são dispositivos que eliminam ou minimizam os riscos e a exposição associados à determinada atividade, de forma individual ou coletiva.
Os EPIs são todos os dispositivos ou produtos utilizados individualmente pelo trabalhador, com a finalidade de protegê-lo contra possíveis riscos à sua saúde ou segurança