Faculdade de Engenharia
2- Objetivos da Experiência
Compreender o relacionamento entre a velocidade de um objeto e sua sujeição a uma aceleração constante.
3- Material Utilizado
- Cronômetro com um sensor ótico;
- Planador;
- Trilho de ar com perfil triangular;
- Pino;
- Aparador;
- Dois suportes para elevar uma das extremidades do trilho;
- Mangueira,
- Fita métrica;
- Gerador de fluxo de ar.
4. Esquema Experimental:
Detalhadamente:
Figura 1: Gerador de fluxo de ar e Mangueira Figura 2: Planador, Pino e Fita Métrica
Figura 3: Aparador Figura 4: Suporte
Figura 5: Cronômetro com sensor ótico e trilho de ar
5- Procedimento Experimental
Em uma das extremidades do trilho de ar, coloquei dois suportes, inclinado-o em relação a horizontal para que o planador, solto a partir da região mais elevada, pudesse deslizar sob a ação de sua força peso. Sobre o planador, coloquei o pino que aciona o sistema de contagem de tempo e medi seu comprimento útil, que é de um centímetro.
Uma mangueira liga o gerador ao trilho de ar, que possui diversos orifícios em sua superfície. Ligando o gerador, ar é expelido uniformemente através dos orifícios superficiais criando uma camada de ar que reduz o contato entre o planador e a superfície do trilho e, conseqüentemente, o atrito existente entre ambos.
À frente do planador, coloquei um sensor cujo mecanismo funciona da seguinte forma: quando o pino acoplado sobre o planador passa pelo sensor, o cronômetro é acionado, contabilizando o tempo gasto pelo comprimento útil do pino para ultrapassá-lo. Ao passar por completo, o cronômetro é parado. Usei uma distância inicial de dez centímetros entre o planador e o sensor, aumentando progressivamente de cinco em cinco centímetros chegando a uma distância máxima de cinqüenta centímetros. Para cada distância, fiz três medições do tempo