FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Muitas empresas, buscando melhorias nos seus processos e serviços, tentando obter um crescimento e desenvolver suas áreas estratégicas e operacionais, e desejando também um aperfeiçoamento do suporte a atividade do seu negócio, acharam na terceirização de TI eficiência, redução de custos, geração de valor, otimização do tempo e melhorias na qualidade do serviço. Com todos estes benefícios, a empresa consegue focar esforços na sua respectiva área de atuação no mercado.
O objetivo deste trabalho é mostrar alguns dos principais pontos que levam uma empresa a optar pela terceirização de TI.
1.2 - O QUE É TERCEIRIZAÇÃO
“Prática que permite a empresa abrir mão da execução de um processo e transferir para uma empresa contratada (terceiro), portadora de uma base de conhecimento mais especializada, com o objetivo de agregar valor ao seu produto final”. (Leonardo Leocadio)
2.2 - SUA ORIGEM
A terceirização originou-se nos Estados Unidos logo após a eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial. Naquela época, as indústrias se concentraram no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar as atividades relacionadas a embalagens, ferramentas, componentes, tintas e vernizes a empresas prestadoras de serviços.
No Brasil, a terceirização de desenvolveu com maior ênfase a partir da década de 60. A indústria automobilística foi dominada pelas chamadas montadoras, que, desde sua instalação, vem empregando largamente a terceirização na produção de peças e componentes adquiridos de diversos fornecedores contratados principalmente junto ao mercado local.
2.3 - VENTAGENS
Na visão administrativa, toda organização deseja ter o foco no próprio negócio e melhorar a qualidade do produto/serviço e consequentemente obter lucro. As principais vantagens vistas pelas empresas na hora de terceirizar são:
Gerar desburocratização;
Aliviar a estrutura organizacional;
Proporcionar melhor qualidade na prestação de serviços, contribuindo