Faculdade Anhanguera De Bras Lia
Curso: Biomedicina
Nomes e RA:
Jackeline Christina Araújo Marques Ribeiro RA: 1574177340
Karina Santana da Silva RA: 2484650718
Sirlene Pimenta da Silva RA: 2485726821
Thalyssa Grethyenne F. Alves RA: 1570193966
Professora: Thauany Dantas
História da Biomedicina
Brasília, 27 de março de 2015
A Biomedicina ou Ciências Biomédicas é uma área da ciência que está entre as Ciências Biológicas e a Medicina, voltada para pesquisa de doenças humanas com o objetivo de compreender, prevenir, diagnosticar e tratar essas enfermidades. O biomédico identifica, classifica e estuda os agentes causadores e desenvolvem ou aprimoram meios de combatê-los e trabalham com a manipulação de enzimas, micro-organismos na produção de produtos biologicamente ativos. Esse curso esta cada vez mais ganhando espaço e área de atuação. O curso dura em média 4 anos e o profissional sai formado em Bacharel. O salário varia de região pra região.
Em 1950, o professor Leal Prado deu o ponta pé inicial para a formação do curso de biomedicina cujo objetivo era a formação de profissionais especializados para atuarem como docentes nas escolas de medicina e odontologia, também obter conhecimento para ciências aplicadas e pesquisas básicas.
Com o avanço do curso, os alunos poderiam trabalhar em várias áreas: indústria de fermentação, farmacêuticas, alimentícias, laboratórios. Mas ainda em meados de 1965 e 1970 o curso ainda encontrava-se com muita dificuldade de se implantar. Pois a maioria das áreas do profissional biomédico estava sendo atuada pelos profissionais formados em ciências biológicas – modalidade médica. Até que o Conselho Federal de biomedicina conseguiu que somente os biomédicos fizessem análises clinico-laboratoriais.
Em 1979 finalmente foi regulamentada a biomedicina no Brasil.
Em 1988, a biomedicina foi enquadrada no Serviço Publico