Faculdade anhanguer3
298 palavras
2 páginas
Faculdade anhanguera Aluna: Thalita Dandara Brito
RA: 1581919692
Comportamento organizacional
- Abordagem clássica
A abordagem clássica tem duas origens diferentes
- administração cientifica com o americano Frederick Winslow Taylor
- teoria clássica com o europeu Henry Fayol
Partiram de dois pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa. O foco principal era a divisão do trabalho, as tarefas e a separação dos cargos. Por esta razão afirma que a administração cientifica parte de baixo para cima, ou seja, das partes operarias para o toda organização. Os movimentos necessários para a realização das atividades, o tempo necessário para a tal execução e a especialização do trabalhador eram estudados de forma cautelosa, visando criar um padrão de comportamento. Dessa forma a ênfase da teoria era a tarefa.
Já a teoria clássica desenvolveu-se na Europa por meio dos trabalhos de Fayol. Nesta a preocupação básica era com a estrutura organizacional, ou seja, a disposição dos setores da empresa e as relações entre os mesmos. Em razão disso afirma-se que a teoria clássica possui abordagem inversa a administração cientifica, partindo de cima para Baixo, ou seja, da organização para os departamentos. Dessa forma, a ênfase e na estrutura não na tarefa.
- Pirâmide de Maslow
O conceito nos diz que as necessidades humanas obedecem uma ordem, uma espécie de hierarquia natural. Isso quer dizer que no momento que um indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar. A sequência vai daquelas mais básicas para as mais supérfluas. Ou seja, as necessidades que estão num patamar mais baixo devem ser realizadas antes das que estão num patamar mais alto. Resumindo, um individuo só buscará, por exemplo, alcançar um certo status social ou reconhecimento, que estão nos níveis mais altos da pirâmide, se as prioridades mais básicas, como alimentação, já estiverem satisfeitas.