Faculdad
3.1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO
O estudo, segundo Shimuzi e Cardoso (2000) se caracteriza como sendo de natureza aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática dirigida a solução de problemas específicos.
Configura-se pela sua natureza não experimental que, segundo Kerlinger (1980), é a designação de “qualquer pesquisa na qual não é possível manipular variáveis ou designar sujeitos ou condições aleatoriamente”.
Nesse sentido, pode ser caracterizado como um estudo descritivo, pois nele pretende-se “descrever com exatidão os fatos e fenômenos de uma determinada realidade” (TRIVIÑOS, 1987).
Para Rudio (1983) a questão fundamental na pesquisa descritiva é que, nessa modalidade, o pesquisador procura conhecer e interpretar a realidade, sem nela interferir para modificá-la. Busca, então, descobrir e observar os fenômenos, procurando conhecer sua natureza, composição, processos que o constituem ou nele se realizam.
Os dados obtidos para análise e interpretação da pesquisa descritiva podem ser quantitativos, quando expressos mediante símbolos numéricos, ou qualitativos, quando utilizam-se de palavras para descrever o fenômeno. Neste trabalho optou-se por ambas modalidades.
12
3.2 COLETA DE DADOS
A coleta dos dados, assim como todo o desenvolvimento do trabalho, pode ser melhor compreendida através do Quadro 01.
Quadro 01 – Fases e etapas da pesquisa
PRIMEIRA FASE
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA
SEGUNDA FASE
INVESTIGAÇÃO DE CAMPO:
1) Escolha das empresas construtoras
2) Realização das entrevistas
3) Análise dos dados coletados
TERCEIRA FASE