Facul
A Diarréia Viral Bovina (BVD) é uma doença que deprime o sistema imunológico do animal, permitindo que outras doenças virais e bacterianas se estabeleçam esse disseminem. Mucosa oral de bovina apresentando múltiplas lesões
O efeito combinado da infecção pelo vírus da
BVD e outros agentes, normalmente leva a doença de maior gravidade e morte.
O vírus da BVD permite que a bactéria colonize e cresça nos pulmões, o que frequentemente resulta em típica pneumonia de "pasteurelose bovina".
Gado com essas infecções associadas não responde à terapia antibacteriana.
O porquê:Os mecanismos naturais de defesa pouco auxiliam em reduzir o crescimento das bactérias e o tratamento com antibacterianos não pode agir sozinho.
A BVD pode ser a doença mais importante para vaca e bezerro porque ocorre em rebanhos e todos os tipos e idades. Primariamente ocorre em bezerros de mais de 12 meses de idade.
Os bezerros com menos de1 semana também podem ser infectados dentro do útero. Os fetos infectados in útero podem nascer vivos, mas o vírus está presente no sangue. O sistema imunológico desses bezerros não reconhece os vírus como agentes estranhos e, então, não combate a doença.
Muitos portadores do vírus da BVD não apresentam sinais da infecção.
Em tais casos leves, uma febre fraca, tosse e poucas úlceras pequenas na boca podem ser os únicos sinais detectáveis.
Erosões e hemorragias no palato.
O aborto e defeitos no nascimento são os mais importantes problemas econômicos que ocorre em tais bovinos.
FIGURA:Ulceração das gengivas que torna o ato de comer doloroso; uma razão para a perda de peso do gado infectado por BVD.
FIGURA :Um focinho enrugado/áspero seco e com crostas é um sinal de BVD.
Os animais por parecerem saudáveis, esses podem ser identificados somente quando ocorrer o "desastre BVD" ou quando o diagnóstico laboratorial for feito