facul
O ciclo de vida dos musgos alternam esporófito e gametófito.
Os musgos são plantas de baixo crescimento, que florescem em habitats úmidos, incluindo água doce. Alguns crescem em rochas costeiras, mas nenhum é marinho.
Os musgos verdes que vemos num solo úmido, são plantas sexuadas que representam à fase chamada gametófito, a fase produtora de gametas .
Nas briófitas , os gametófitos em geral têm sexos separados em certas épocas , os gametófitos produzem uma pequena estrutura , geralmente na região apical onde terminam os filoides. Ali os gametas são reproduzidos .Os gametófitos masculinos produzem gametas moveis , com flagelos já os gametófitos femininos produzem gametas imóveis , chamados oosferas . Uma vez produzidos na planta masculina , os anterozoides podem ser levados ate uma planta feminina com pingos da agua da chuva.
Na planta feminina ,os anterozoides andam em direção a oosfera da união entre um anterozoide e uma oosfera surge o zigoto , que se desenvolve e forma um embrião sobre a planta feminina. Em seguida, o embrião se desenvolve e origina uma fase assexuada chamada esporófito , isto e , a fase produtora de esporos.
Quando maduros , os esporos são liberados e podem germinar no solo úmido, cada esporo então pode se desenvolver e originar um novo musgo verde a fase sexuada chamada gametófito.
Bibliografias
www.planetabio.com.br www.mundoeducacao.com www.guiadoestudante.abril.com.br
Desenho da aula pratica e imagem
Desenho
Faculdade Metropolitana de Anápolis
Relatório de Morfossistematica
Nome : Reginaldo Monteiro dos Santos
Curso : Agronomia 3° Período
Disciplina : Morfossistematica