Facul
Num enfoque superficial, os clientes são uma fonte de receitas já que compram bens e serviços. Aprofundada a análise, porém, verifica-se que eles representam bem mais do que isso – compõem parcela substancial dos ativos das empresas. Uma carteira de clientes fiéis constitui um dos mais importantes diferenciais no mercado, porque significa que o negócio desfruta de sua aprovação e faz parte da vida deles. Melhor ainda: significa que o empreendimento tem tudo para ser duradouro, ao desfrutar de um contínuo fluxo de caixa. Tendo isso em vista:
É indispensável * Comercializar tão somente produtos com prazo de validade controlado para não pôr em risco a saúde dos clientes. * Cuidar para que os registros dos preços nos pontos de venda correspondam rigorosamente ao indicado nas gôndolas ou nos anúncios publicitários veiculados nos meios de comunicação, sob o risco de incorrer em propaganda enganosa. * Repassar aos clientes exclusivamente informações verificáveis, claras e em tempo certo, parte essencial da comercialização de produtos. * Estabelecer com os clientes relações profissionais e imparciais - independentemente das condições sociais que os distingam – para evitar conflitos de interesses ou constrangimentos que possam colocar sua satisfação em segundo plano. * Cultivar a cordialidade sem subserviência e o respeito mútuo como forma de fortalecer os laços de negócio. * Antecipar as expectativas dos clientes para não vir a frustrá-las, a exemplo do descompasso que pode ocorrer entre o anúncio de uma oferta e a disponibilidade de produtos durante o período da promoção. * Atuar como agente de transformação visando o consumo consciente dos seus consumidores.
Não é aceitável
- Em especial na televisão, na Internet e nos jornais, tabloides ou folhetos. * Discriminar clientes por meio de manifestações de intolerância, não só por