facu
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Serviços Penais
Professor: Nélio Herzmann
Nome do aluno: Hugo Koury da Silva
Data: 02/09/2014
1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público". Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (Nota máxima 2,5)
R: Estado é uma instituição do poder, organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. (Conjunto humano significa o povo) O povo é o elemento humano na formação do Estado, posto que não há Estado sem população, sem pessoas. “Povo é a população do Estado, considerada sob o aspecto puramente jurídico, é o grupo humano encarado na sua integração numa ordem estatal determinada, é o conjunto de indivíduos sujeitos às mesmas leis, são os súditos, os cidadãos de um mesmo Estado.
2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social). Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (Nota máxima 2,5)
R: A sociedade feudal era composta por duas classes sociais básicas: senhores e servos. O clero compunha o meio termo. A estrutura social praticamente não permitia mobilidade, com isso a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja, quem