Factores que limitam a prática de atividades fisicas
Há vários factores que podem limitar a possibilidade de prática de actividades físicas, da aptidão física e da saúde tanto ao nível dos indivíduos como ao nível das populações, entre eles podemos encontrar o sedentarismo e a evolução tecnológica, a poluição, o urbanismo e a industrialização. No fundo há uma estreita relação entre a evolução das sociedades e estes factores.
Antigamente o homem necessitava de se manter activo pois não havia tecnologia capaz de realizar as tarefas por ele, portanto dava muito mais uso aos seus músculos e tinha um sistema cardíaco mais desenvolvido que o homem actual. Ou seja, a maioria das pessoas dos dias de hoje é sedentário e não se preocupa com a prática de exercício físico e, consequentemente, com a sua saúde. A actividade física é tudo aquilo que envolve contracção muscular de qualquer tipo, que pode ou não levar ao movimento, independente da finalidade. Podemos dizer que qualquer movimento executado pelo nosso corpo é considerado uma actividade física. Segundo a OMS a prática de actividade física regular é de extrema importância, o que juntamente com uma hábitos alimentares correctos, para além de melhorar a saúde também pode melhorar a nossa qualidade de vida.
Antes de desenvolvermos este tema há vários conceitos que são necessários definir:
Saúde: O conceito de saúde tem tido varias definições ao longo do tempo, segundo OMS: saúde é um estado de completo bem-estar, físico, mental e social e não meramente a ausência de doença;
Manter-nos saudáveis exige: * Esforço contínuo (os esforços para serem eficazes devem ter um período de duração mínimo de 30 minutos) * Regularidade (deve-se praticar actividade física no mínimo 3 vezes por semana, sendo que o ideal seria pratica-la todos os dias) * Continuidade (a actividade física deve ser praticada durante todo o ano, e não só durante algumas estações do ano)
Actividade física: Pode ser definida como tudo aquilo que envolve contracção muscular,