Factores que inibem o empreendedorismo
EMPREENDEDORISMO
Modulo – Perfil e potencial do empreendedor
– diagnóstico/desenvolvimento
Fatores que inibem o comportamento empreendedor Existem forças restritivas que são capazes de inibir a ação criativa dos empreendedores e dificultar as suas atitudes relacionadas à criação de empresas.
Santos (1983), diz que estas dificuldades podem ser categorizadas como:
Dificuldades de Conjuntura Económica: As políticas económicas praticadas na actualidade implicam uma das maiores dificuldades encontradas pelo empreendedor.
Na maioria das vezes, as ideias do empreendedor são barradas pela dificuldade de captar recursos devido às elevadas taxas de juros praticadas no mercado financeiro e a escassez de linhas de créditos para financiamento. Estes fatores obrigam os empreendedores a suportar o alto custo ou muitas vezes a desistir do seu projeto.
Dificuldades de localização: A definição do local para instalação da empresa é outro factor que dificulta o processo de criação de novas empresas.
Isso ocorre devido à escassez de terrenos dotados de infra-estruturas, cujos preços de aquisição ou locação sejam acessíveis para quem está começando um novo projeto.
A importância da escolha do local
Importante será também indicar com precisão a designação social da empresa e local em que se pretende instalar.
A escolha do local não deve ser feita de ânimo leve e muito menos tendo em conta apenas o custo das instalações.
Ela deve atender a aspetos como a disponibilidade e custo de fatores, custos de transporte (os fatores matérias-primas e mão-de-obra - e dos produtos) e fatores de condicionamento (clima, rede de comunicações, regime fiscal , possibilidades de expansão, etc.).
Caso prático
- Por ter um espaço vago em sua garagem, a D. Joana decidiu abrir uma casa de costura. Achava que era uma boa ideia, pois muitas amigas tinham o hábito de costurar.
Abriu a empresa, comprou o stock e só então percebeu