Factores primordias para rendimento escolar
A humanidade tem o dom de comunicar e trocarem entre si as suas ideias, pensamentos, por meio da língua falada.
Contudo, em língua portuguesa, a ciência que estuda o aperfeiçoamento desta língua chama-se Gramática.
Os povos não Falavam todos a mesma linguagem; cada um tem o seu modo de falar, isto é, a sua língua, e portanto nascem a necessidade gramatical de cada língua.
A gramática portuguesa, é disciplina que trata do aperfeiçoamento da língua portuguesa; ou seja:
A gramática: é a ciência que estuda e ensina as regras fundamentais para falar e escrever correctamente a língua portuguesa. Ela divide-se em três partes, que são: Morfologia, fonética e Sintaxe. * Morfologia: ensina as palavras, sua classificação, estrutura, flexão e formulação * Fonética: é o estudo dos sons, sua combinação sua apresentação na escrita e sua modificação. * Sintaxe: trata das regras e disposição das palavras nas frases.
II- TEXTO NARRATIVO
2.1- Introdução ao texto narrativo.
O texto narrativo inclui: contos tradicionais, lendas, excertos narrativos, excertos descritivos e outros contos. Narrativa: é uma historia onde existe um sequencia de acontecimentos que envolvem personagens.
Numa narrativa, alem dos acontecimentos e das personagens, também existem nela outros elementos que são: Espaço, Tempo e Enredo.
* O espaço: é o lugar onde se desenvolve os acontecimentos * Tempo: é momento que ocorre os acontecimentos. * O enredo; (são as intrigas): é a continuação ou apresentação breve dos acontecimentos.
O enredo desenvolve-se durante a introdução, desenvolvimento e o desfecho ou conclusão.
2.1.1- TIPOS DE NARRATIVA
Há vários tipos de narrativas: * Narrativa fantástica: onde os acontecimentos são fantasiados criadas pela imaginação do outro. * Narrativa dramática: é que cria episódios emocionantes. * Narrativa humorística: é onde os acontecimentos são alegres e causam