Fachadas PRÉ-FABRICADAS
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
FACHADAS PRÉ-FABRICADAS
Luciana Oliveira
ED-234
Trabalho Experimental – TEX
Orientador: Atanael Lemos Corrêa
JOINVILLE
MAR/2011
Dedicamos todas as horas dedicadas deste trabalho a Deus que ilumina nossos caminhos, aos nossos pais que sempre nos incentivam e apóiam e a todos que nos ajudaram e colaboraram com conhecimento e compreensão.
AGRADECIMENTOS
Aos nossos colegas do grupo, pela dedicação, colaboração e união no decorrer deste trabalho, para obter nosso objetivo maior.
As pessoas que abriram as portas das bibliotecas para nossas pesquisas.
Aos Professores Fabiana Mendes, Atanael Lemos Côrrea, Paula Regina Mendes Grunberg, Aérton Pereira, Marcelo Cavalaro, Mauro Rieper, Cristienne Magalhães Machado Pereira, Lucimara Ponciano, por compartilhar conosco seus conhecimentos.
“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.”
Vicent Van Gogh
RESUMO
O avanço da industrialização na construção pode ser visto facilmente, em um âmbito nacional como internacional. Esse crescimento é gerado pela busca insaciável do ser humano em inovar. Surgem a cada momento novas técnicas, novos materiais, novas fórmulas, visando os benefícios e a melhoria de cada setor onde serão inseridos.
A construção civil está constantemente à procura de métodos que reduzam desperdícios na obra, que tragam rapidez na execução, e um maior controle na qualidade de seus produtos e materiais. Isso gera um maior desenvolvimento no setor, onde se tem como resultado uma mão-de-obra mais qualificada, um maior conhecimento tecnológico, valorizando então o produto final.
Um exemplo desta industrialização na construção civil são as fachadas