Facens
A logística aplicada no planejamento e organização do canteiro deve abranger as ações voltadas para a otimização e racionalização no recebimento, armazenamento, movimentação, disponibilização e uso dos insumos, materiais, ferramentas, equipamentos, mão de obra e informações.
A logística adequada impede a ociosidade de equipamentos e de mão-de-obra, diminui os tempos de deslocamento, racionaliza as atividades, impede operações semelhantes em locais espaçados, minimiza as interferências: materiais x mão-de-obra.
A organização do canteiro consiste em resumo planejar o uso racional do terreno não ocupado pela edificação para instalação da “fábrica” que vai produzir a edificação – O Canteiro de obras.
São fatores condicionantes da organização do canteiro:
Os processos e métodos construtivos empregados;
As características dos materiais empregados;
O tipo e natureza da obra;
Os prazos de execução de cada etapa e da obra total;
O emprego de equipamentos;
O projeto do canteiro de obras faz parte do processo de construção, sendo responsável pelo seu arranjo físico (layout). Define o tamanho, forma e localização das áreas de recebimento e armazenagem de materiais, das áreas de trabalho e de vivência, das vias de circulação e transporte, necessárias ao desenvolvimento das operações de apoio e execução. Contempla cada fase da obra, de forma integrada e evolutiva, de acordo com o projeto de produção do empreendimento, oferecendo condições de segurança, saúde e motivação aos trabalhadores e execução otimizada e racionalizada dos serviços.
O projeto do