Face norte
13/01/2011 2 Comentários
Preço, bairro, tipo, tamanho e preço são alguns aspectos que o consumidor leva em consideração na hora de comprar um imóvel. Mas há outros fatores que o cliente também avalia no processo de decisão. A posição do imóvel em relação ao sol e o modo como recebe os raios solares, por exemplo, influenciam questões pessoais, de conforto e saúde, assim como contribuem para a sua valorização. Portanto, essas informações ganham importância como argumento de venda, espaço em anúncios e nas plantas dos empreendimentos – se for o caso.
Norte ou Sul? De acordo com o diretor de Comercialização e Marketing do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e da Rede Secovi de Imóveis, Luiz Fernando Gambi, a face Norte permite melhor incidência de raios solares nos ambientes e diferença de valor de planta com essas vantagens pode chegar a 10%.
O interesse por empreendimentos localizados na frente Norte é maior no Hemisfério Sul, abaixo da linha do Equador, em zonas pouco tropicais. “Quanto mais para o Sul, maior o interesse por este ângulo”, explica. A preferência se concentra em imóveis com maior ação da luz do sol nos dormitórios e na sala de estar no período da manhã.
“Para quem prioriza a entrada de raios solares, antes de comprar é importante verificar a planta do imóvel”, aconselha Gambi. Janelas voltadas para o lado Norte permitem a manutenção do calor e iluminação do imóvel será melhor. Além de conforto e economia de gastos com luz, esse ângulo proporciona uma série de benefícios, pois garante sol na casa durante todo o dia.
Imóveis voltados para a face Sul podem ser frios, escuros e apresentar os problemas que a falta de luz e calor pode ocasionar, como mofo, umidade e dificuldade no desenvolvimento de plantas. Sem contar os transtornos para aqueles que sofrem de problemas respiratórios.