Fac Es Do Judaismo
BACHAREL EM TEOLOGIA
FACÇÕES DO JUDAÍSMO
DIEGO RUSSI
CIANORTE-PR
2014
1
SEMINÁRIO PRESBITERIANO RENOVADO DE CIANORTE
BACHAREL EM TEOLOGIA
FACÇÕES DO JUDAÍSMO
Trabalho apresentado pelo acadêmico DIEGO RUSSI a este educandário, segundo as exigências da disciplina de INTRODUÇÃO AO
NOVO TESTAMENTO, ministrado pelo Prof. OZIEL VICENTE de
SOUZA.
CIANORTE-PR
2014
2
No início do ministério de Jesus havia dentro do judaísmo diversas ramificações religiosas, ou político-religiosas, todas buscavam atingir seus próprios objetivos, muitas vezes nessa busca, acabavam conflitando- se umas com as outras.
O judaísmo havia se tornado muito fechado em sua religião e em sua política, esse foi um dos motivos para esses grupos divergirem tanto de jesus, ainda mais que
Jesus veio com um discurso totalmente ousado. E o seu estilo de ser era totalmente diferente dos líderes dos grupos já existentes. O medo de que Jesus fosse fazer uma grande revolução e fosse criar um outro partido atingiu a todos.
Para melhor entendimento serão destacados essas facções e seus conflitos, e também suas divergências ideológicas com o Messias prometido.
Os escribas (grammateús), secretário, chanceler, era um judeu especializado na Torá, teve seu início com Esdras. No início tinham atividades de cunho burocrático, tinham como função o escrever, visto que o uso da escrita era comum desde as épocas antigas, os escribas também eram profissionais da administração.
Os escribas ganharam força com Salomão, pois este consolidou o Estado, construiu o templo, ampliou o comercio, o reino foi dividido em distritos fiscais, e isto só poderia ser feito por intermédio de um escriba.
Os escribas também tiveram grande importância no período pós exilio, foi através deles que os escritos sagrados foram mantidos. Esdras foi um dos escribas que interessou-se pela compilação das Escrituras.Com a compilação das Escrituras passaram a dominar o conhecimento, a partir de então