Fabulas no ensino fundamental
Ficha de Citações
Como ensinar Literatura Infantil
CUNHA, Maria Antonieta Antunes
Como ensinar Literatura Infantil
Belo Horizonte
1968
94p.
"Essa primeira ação nos levaria a afirmar resolutamente que a literatura infantil existe - inconfundível, única capaz de interessar os pequenos leitores." (p. 9)
" A moral que surge dos próprios acontecimentos da história e que a criança assimila espontaneamente, e até imperceptivelmente, a moral apenas sugerida, tem muito mais utilidade, porque consegue penetrar a criança." (p. 12)
" A criança irrequieta por natureza, incapaz de uma atenção demorada, irá interessar-se naturalmente pelos livros onde todo o momento apareçam fatos novos e interessantes, cheio de peripécias e situações imprevistas, movimentando-se as personagens constantemente." (p. 22)
"A literatura infantil influi e quer influir em todos os aspectos da educação do aluno." (p34)
" Assim, nas três áreas vitais do homem ( atividade, inteligência e afetividade), em que a educação deve promover mudanças de comportamento, a literatura infantil tem a sua função." (p. 34)
" O modo mais comum de apresentar os seus objetivos se faz tratando-se de suas três finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair." (p. 34)
"Levar os alunos a julgar o que vêem, lêem e ouvem é um dos maiores benefícios que a professora pode fazer às suas crianças." (p. 37)
"Na fase do mito se encontram as crianças de 3/4 a 7/8 anos. Predomina nelas a fantasia, o animismo: tanto quanto as pessoas, os objetos têm para as crianças alma, reações." (p. 46)
" Os contos de fadas, as lendas, os mitos e as fabulas são especialmente adequados a essa idade." (p. 46)
FICHAMENTO DE CITAÇÕES
Ficha de Citações
Dinâmicas em Literatura Infantil
OLIVEIRA, Maria Alexandre de
Dinâmicas em Literatura Infantil
Paulinas
2003
46 p.
"O hábito de ler, como é comprovado, deve começar nos primeiros anos e antes da entrada da criança na escola."