Fabula da salada de fruta
"José trabalhava na mesma empresa havia 20 anos. Sabia “de cor e salteado” seu trabalho. Além do mais, tinha conhecimento do trabalho dos outros colegas, pois ele também passou pelos outros setores e muitos haviam sido treinados por ele.
A empresa estava em processo de modernização e expansão e iniciava a contração de muita mão de obra. Nessa contratação, um rapaz, recém-formado chamado João foi trabalhar com José.
Com o passar de 1 ano, João tornara-se Líder do departamento de José, estava recebendo um salário 3 vezes maior que o de José, além de ser a escolha certa para assumir a nova gerencia na unidade da capital. Uma segunda-feira logo pela manhã, José já irritado com a situação, dirigiu-se até a sala do diretor. Como eram amigos há anos, José começou usar do seu “social” relembrando quando a empresa tinha apenas algumas máquinas de escrever.
No momento oportuno José disse: - “Chefe, eu não acho justo. Eu estou com você há mais de 20 anos, passei por todos os setores da empresa, muitas vezes carreguei isso aqui nas costas e agora vem um moleque todo engomadinho e já é meu líder!!!! Eu quero meu aumento! Eu sou melhor que ele! A empresa me deve isso!!!!”
O diretor olhou bem refletiu e disse:
- “Tem razão... e pra comemorar essa minha decisão, irei servir salada de frutas na hora do almoço para comemorar seu reconhecimento. Faça-me uma gentileza, vá comprar o máximo de frutas que puder, e encarregue-se de preparar. Afinal hoje é seu dia!”
José saiu feliz e preocupado. “Comemorar com salada de frutas? Bem, melhor assim.”. “Onde irei encomendar essas coisas? Quem vai preparar”.
Ao chegar no estacionamento, ele volta à sala do chefe e pergunta:
- “Que tipo de Frutas?”
- “A festa é sua, fique a vontade” – responde o chefe.
Ele foi à feira. De lá ele liga no celular do chefe:
- “Pode ser somente frutas tropicais?”
- “Sim” - Pacientemente