Fabricação do papel
MARIA LIDIANE BEZERRA FONTELES
RELATÓRIO
PROCESSO INDUSTRIAL DO PAPEL-
ARACRUZ CELULOSE S/A
ITAPIPOCA-CE
2012
INTRODUÇÃO
No mundo da tecnologia, onde a cada dia o papel perde seu espaço para um novo aplicativo do “momento”, a Casa Guilherme de Almeida dá início à oficina “O Papel do Livro” nesta terça-feira. O curso será realizado de terça a quinta-feira, das 14h30 às 17h, com entrada a 10 reais.
Ministrado pela arte-educadora Cintia Andrade e pela jornalista Cintia Andrade, o curso oferecerá um panorama sobre a história do papel e do livro, com destaque para processos de impressão, tintas e tipos de suportes.
Placas de argila com escrita cuneiforme rudimentar, iluminuras, pergaminho, papel de trapo e livros antigos, entre outros, serão abordados. A oficina propõe a criação de um scratch book, livro artesanal com desenhos, colagens e manuscrito.
ARACRUZ CELULOSE SA
A Aracruz Celulose é a líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. A Companhia responde por cerca de 30% da oferta global do produto, destinado à fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.
Suas operações florestais alcançam os Estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com aproximadamente 255 mil hectares de plantios de eucalipto, intercalados com cerca de 136 mil hectares de reservas nativas, que são fundamentais para assegurar o equilíbrio do ecossistema.
A capacidade nominal de produção da Aracruz, de cerca de 3 milhões de toneladas anuais de celulose, está distribuída pelas unidades de Barra do Riacho-ES (2 milhões de t),Guaíba-RS (400 mil t) e Veracel-BA (450 mil t).
O controle acionário da Aracruz é exercido pelos grupos Safra, Lorentzen e Votorantim (28% do capital votante cada) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES(12,5%). As ações preferenciais da Companhia, perfazendo 56% do total do