Fabricação de papel
__________________________________________
Máquina fabricação de papel
O processo se inicia com a celulose tratada sendo introduzida na caixa de entrada, instrumento capaz de distribuir e controlar toda a entrada de massa celulósica na mesa plana da máquina de papel, através de esteiras. A pasta irá ser introduzida com aproximadamente 0,5% de consistência. Esse fluxo geralmente é controlado para que não haja sedimentação do material em nenhum ponto do processo.
O papel proveniente da caixa de entrada, irá seguir para a mesa plana, onde a folha será formada. Nela se encontra uma tela, chamada de tela “formadora”, de onde se estende o rolo cabeceira e o rolo de sucção. A massa será lançada da caixa de entrada por toda largura da mesa plana, e a folha será retirada no rolo de sucção para o feltro da primeira prensa úmida ou pelo feltro pegador. O rolo cabeceira e o começo da mesa são geralmente sacudidos lateralmente pelo sacudidor para aumentar a formação de papel e entrelaçamento das fibras A água resultante desse processo é recolhida em calhas ou bandejas, esta levada para o poço de tela. Todos os materiais adicionados na mesa plana devem ser anti-corrosivos.
Mesmo passando por todo esse processo, ainda resta uma quantidade considerável de água na folha de papel. A prensagem acontece exatamente com esse propósito. O primeiro deles é remover um pouco mais da água presente na fibra. O segundo é prensar o papel, aumentando sua resistência e diminuindo sua espessura. A fibra entra na caixa de entrada com aproximadamente 0,5% de consistência. Depois desse processo, ela irá possuir aproximadamente 2,5%. É importante notar que a concentração de sólidos no decorrer desse processo pode chegar até 23%. As prensas podem aumentar esse valor para 45%.
A etapa dos rolos secadores, ou secaria, se baseia na remoção de toda a água restante no papel através de evaporação. O cilindro aquecedor,