Fabricação Da Cerveja
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2.
SUBTEMA:
PROCESSOS
INDUSTRIAIS:
INOVAÇÃO,
TECNOLOGIA
E
SUSTENTABILIDADE
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA:
O processo de fabricação da cerveja de forma artesanal consiste nas etapas de malteamento da cevada, moagem do grão, brassagem do malte, fervura do mosto, resfriamento, fermentação, maturação e envasamento.
Neste processo de fabricação, foi identificado que a Brassagem é a etapa mais importante para a definição do tipo de cerveja, pois consiste basicamente no cozimento do malte para extrair os açúcares necessários à fermentação, solubilizando a maior quantidade possível de matérias hidrossolúveis do malte. Nesta etapa exige-se que seja feito o controle da temperatura do cozimento, visando uma melhor extração destes açucares, evitando possíveis erros capazes de afetar a qualidade do produto. Nessa fase do processo, pôde-se observar que não existe um controle efetivo, impossibilitando certa padronização e maior aproveitamento da etapa.
O processo de brassagem compreende a etapa de mistura do malte ligeiramente moído, de forma a expor o seu endosperma, com água em uma temperatura inicial aproximada de
40°C de modo a formar uma massa homogenia de malte e água. A partir deste momento iniciam–se as fases críticas de controle de Temperatura x Tempo, pois é nesta etapa que ocorrerá a conversão do amido em açucares fermentáveis através da ativação das enzimas presentes em cada “rampa” de Temperatura x Tempo bem como as proteínas convertidas em nutrientes. Por isso a necessidade desse controle.
4. OBJETIVO:
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da Etapa de Brassagem no
Processo de Fabricação da Cerveja Artesanal, pois ela é responsável pela extração dos açúcares, sendo a mesma fundamental para definir a qualidade da cerveja.
5. DESENVOLVIMENTO DO PROBLEMA:
A origem da cerveja ninguém sabe ao certo, mas cerca de 6 (seis) mil anos A.C, a
cerveja