Fabrica o e Processamento dos Produtos base de Argila Salvo Automaticamente
A classe dos materiais dos produtos estruturais à base de argila e as louças brancas contêm outras matérias-primas. Após da conformação as peças devem ser submetidas a operações de secagem e de cozimento; cada uma das matérias-primas influência as mudanças que acontecer no período do processamento e as características da peça finalizada.
As Características das Argilas
Os minerais argilosos exercer duas funções bastante significativas nos corpos cerâmicos. Na qual, ao adicionar água, eles se transformam muito plásticos, uma categoria conhecida hidroplasticidade. Essa propriedade é de extrema importância nas operações de conformação.
Á uma faixa de temperaturas a argila se funde ou derrete. Assim formando uma peça cerâmica densa e resistente onde pode ser produzida durante o cozimento sem que ocorra fusão completa de tal maneira que a forma desejada seja mantida. Está faixa de temperatura de fusão, naturalmente, obedecer a composição da argila.
As argilas são aluminossilicatos, constituído por alumina (Al2O3) e sílica (SiO2), que possui água quimicamente ligada. Têm uma ampla faixa de características físicas, composições químicas e estruturas; as impurezas mais comuns são compostas de bário, cálcio, sódio, potássio e ferro e alguma matéria orgânica.
Uma característica predominante nas estruturas cristalinas é uma estrutura em camadas. Os mineiros argilosos mais comuns têm uma estrutura da caolinita. Tal estrutura que ao adicionar água, as moléculas de água se ajustam entre as lâminas em camadas e formam uma película fina ao redor das partículas de argila. Assim as partículas ficam livres para se mover entre si, o que resultar a plasticidade da mistura água-argila.
Composições dos Produtos à Base de Argila
Em adição a argila (em particular a louça branca) existe alguns componentes sem plasticidade; os minerais não argilosos incluindo a pederneira, ou quartzo finamente moído, e um fundente, como o feldspato. O