Fabrica O De Ra O
NASAL E RETRO-NASAL
Ramon Martines
PROFESSORA MSC JULIANA
Capão Bonito , Fevereiro de 2014
Analise sensorial nasal e retro- nasal
1 INTRODUÇÃO
Quando percebemos o odor dos alimentos que estão na boca, ou seja, percebemos seu aroma. As bebidas e alimentos que estão na boca produzem substâncias voláteis liberadas principalmente no processo mastigatório. Estes componentes odoríferos alcançam a cavidade olfatória via retro-nasal ou seja na comunicação entre a garganta e as cavidades nasais ou fossas nasais.
Grande parte do aroma que percebemos na mastigação do alimento viaja primeiramente até os pulmões e quando as substâncias odoríferas saem das narinas durante a expiração do ar são percebidas pelo olfato.
2 METODOLOGIA
Odor, aroma
• Odor: conjunto de sensações olfactivas :devido às substâncias voláteis dos alimentos que entram no nariz através das fossas nasais.
• Aroma: conjunto de sensações olfactivas :libertadas pelos alimentos na boca e apercebidas pelo órgão olfactivo por via retronasal.
- os aromas são compostos voláteis que são detectados por receptores de odores no tecido olfactivo da cavidade nasal.
Um só composto pode contribuir para um cheiro ou sabor típico de uma determinada comida, enquanto noutra comida pode contribuir para o efeito inverso. - MATERIAL ULTILIZADO:
13 Erlenmeyer com os seguintes produtos :
Alho
Canela
Camomila
Chocolate em pó
Pó de café
Leite em pó
Eucalipto
Laranja
Cebola
Vinagre
Hortelã
Abacaxi
Orégano
Canudos
- foi colocado em cada Erlenmeyer , os produtos , e em seguida encoberto e tampado , sem que os provadores soubessem o que seria .
- em seguida foi passado para os provadores os Erlenmeyer , para que no primeiro teste fosse feito a identificação sensorial através da via retro – nasal ,com a utilização de um canudo