Fabrica O Cimento Portland
1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA
O homem empregava os materiais assim como os encontrava na natureza; não os trabalhava. Com o tempo, ele aprendeu a modelá-los e adaptá-los às suas necessidades . Na construção predominavam a pedra, a madeira e o barro. Os metais eram empregados em menor escala, e, ainda menos, os couros e as fibras vegetais. Com o aumento das exigências, o homem passou a demandar materiais mais resistentes, de maior durabilidade e melhor aparência. Para grandes vãos e cargas: pedra e argila concretoarmado, concreto protendido. A tecnologia avança com rapidez e o engenheiro precisa estar atualizado para poder aproveitar as técnicas mais avançadas, utilizando materiais de melhor padrão e menor custo.
2. CIMENTO PORTLAND
Cimento, na acepção geral da palavra, pode ser considerado todo material com propriedades adesivas e coesivas capaz de unir fragmentos de minerais entre si de modo a formar um todo compacto. A palavra CIMENTO é originada do latim CAEMENTU, que designava na velha Roma, espécie de pedra natural de rochedos e não esquadrejada. A ASTM C 150 define Cimento Portland como um aglomerante hidráulico produzido pela moagem do clínquer, que consiste essencialmente de silicatos de cálcio hidráulicos, usualmente com uma ou mais formas de sulfatos de cálcio como um produto de adição.
3. HISTÓRICO A origem do cimento remonta cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos construídos pelos antigos egípcios já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado. As grandes obras gregas e romanas, como o Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de terras de origem vulcânica da ilha grega de Santorino ou da cidade italiana de Pozzuoli, que possuem propriedades de endurecimento sob a ação da água. Os gregos e romanos usavam calcário calcinado e aprenderam, posteriormente, a misturar cal e água, areia e pedra fragmentada, tijolos ou telhas em cacos. Foi o primeiro concreto da história.
A sílica ativa e a