Fabrica futurista
Essa é uma visão utópica, nem presente nem futura. A fábrica do futuro terá outras características, além de um elevado grau de automação. Será o uso generalizado do CAD, CAM. CIM, MRP II e, acima de tudo, do knowledge worker (seria o colaborador que usa a cabeça, mais do que as mãos).
Uma das principais certezas acerca deste modelo de produção será a produtividade elevada. O numero de atividades que não agregam valor ao produto será praticamente erradicado. Assim podemos dizer que a fábrica do futuro terá as seguintes características.
A filosofia de fazer certo desde a primeira vez será levada ao extremo. A repetição de mesmo trabalho não serão admitidos.
Os métodos de trabalho terão mecanismos para a prevenção de problemas. Os níveis de estoque serão baixíssimos, pois o Just in time estará em toda parte, e os componentes serão entregues diretamente na linha de fabricação ou montagem.
As fabricas serão extremamente limpas e organizadas, em decorrência da aplicação sistemática do housekeeping. Os colaboradores serão treinados em varias funções. A autoridade do colaborador, no que se refere a qualidade do produto será praticamente ilimitada. Poderá, a qualquer instante, parar alinha de produção uma vez constatada uma não conformidade já ocorrida ou latente.
O espírito de grupo estará presente, todos os outros colaboradores irão ajudar na solução do problema.
A gestão do processo será feita através de indicadores amplamente discutidos e aceito por todos os colaboradores que estiverem intimamente ligados aos adjetivos estratégicos da empresa.
Os projetos dos produtos sãos desenvolvidos juntamente com os processos onde são fabricados. A engenharia simultânea será aplicada em larga escala, passando a ser lugar com em todas as empresas. A