F82409e9 726a 4e82 A96f 9aad0bb0d57b

1190 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

A partir da Lei 9.394/96, as instituições de ensino se depararam com a obrigatoriedade de envolver todos na participação do Projeto Político Pedagógico, oportunizando as escolas a criarem sua identidade própria e construção da sua autonomia. Segundo Veiga, (1998) o projeto político pedagógico é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, com base em seus alunos. Nesse sentido a realidade de cada escola deve ser pensada e planejada segundo as suas características específicas.
Cada realidade escolar deve ser vista em seu contexto. Sempre procurando os melhores caminhos para efetivação da melhoria da qualidade do ensino aprendizagem, uma vez que estes são fatores primordiais que devem fazer parte da proposta de trabalho de qualquer escola, que deve procurar meios eficazes para construção e prática de ações para este fim. Sendo o Projeto Político Pedagógico um desses caminhos, por representar a intenção da escola e ferramenta de organização escolar como um todo.
O presente texto procura compreender a estrutura e organização do Projeto Politico Pedagógico e a sua importância para o trabalho escolar, pois, o mesmo possibilita organizar de forma participativa a tomada de decisões que venha ser o melhor para todos e acima de tudo, tendo o aluno e o direito de aprender como foco principal.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com Veiga (1998) o projeto político-pedagógico (PPP) deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. Pois, O mesmo se apresenta como um planejamento coletivo, com objetivos e metas comuns a toda a comunidade escolar, por isso, um grande desafio é a mobilização de toda a comunidade escolar em torno deste planejamento participativo. E para mobilizar a comunidade escolar no sentido da construção

Relacionados