Eça de queirós
Introdução Neste trabalho vou apresentar a biografia de um dos melhores escritores portugueses cujo nome é Eça de Queiroz.
Realizei uma pequena pesquisa sobre a sua vida e obra literária.
José Maria de Eça de Queiroz nasceu a 25 de Novembro de 1845 e faleceu e 16 de Agosto de 1900.
Eça de Queiroz (biografia)
Escritor português, José Maria Eça de Queirós nasceu a 25 de Novembro de 1845, na Póvoa de Varzim, e faleceu a 16 de Agosto de 1900, em Paris.
É considerado um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa, o primeiro e principal escritor realista português, renovador profundo e perspicaz da nossa prosa literária. Devido ao casamento não oficial de seus pais, Eça foi criado na zona rural para não comprometer a carreira de seu pai. Aos dez anos foi estudar na cidade do Porto, aos 16, ingressou na Faculdade de Direito em Coimbra, e aos 21 estava formado.
Em 1866, terminou a Licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra e passou a viver em Lisboa, desempenhando a advocacia e o jornalismo. Foi director do periódico “O Distrito de Évora”. Em 1871 participou nas “Conferências Democráticas”. No mesmo ano criou “As Farpas”, um folheto mensal que criticava a sociedade portuguesa da época. Em 1872 e nomeado cônsul, tendo que passar a viver fora de Portugal.
Em 1886 casou-se com D. Maria Emília de Castro.
Em 1888 foi transferido para o consulado de Paris. Publica “Os Maias” e chega a publicar na imprensa “Correspondência de Fradique Mendes” e “A Ilustre Casa de Ramires”.
Nos últimos anos, escreveu para a imprensa periódica, fundando e dirigindo a “Revista de Portugal”.
A obra de Eça de Queirós é geralmente dividida em três fases:
· A primeira fase corresponde aos textos iniciais de sua carreira, publicados em folhetim e reunidos em um único volume intitulado "Prosas bárbaras"; * Fase Romântica: Prosas Bárbaras; O Mistério da Estrada de Sintra
· A segunda fase, ou fase realista inicia-se em 1875 com a