eça de queiros
2º PERÍODO – ANO LECTIVO 2014-2015 – PROF. J.C. SILVA
I
Das seguintes afirmações assinala à frente quais são as verdadeiras (V) e quais as falsas (F). Justifica a tua escolha, sempre que entenderes que a afirmação é falsa.
Verdadeiras: 5 Pontos; Falsas: 5+15 (justificação) = 20 Pontos; Total = 150 Pontos
1. O projecto cartesiano consiste em construir um sistema de verdades indubitáveis em que de uma verdade que seja impossível considerar falsa possamos deduzir outras verdades que sejam certezas absolutas.
2. Uma das razões de ser do projecto era separar o verdadeiro do falso e justificar que o que acreditamos ser verdadeiro é absolutamente verdadeiro.
3. Uma das estratégias para atingir esse objectivo era consideraremos verdadeiro o que não for absolutamente falso ou indubitável.
4. Os sentidos não são dignos de confiança quanto às informações quer sobre as qualidades das coisas sensíveis quer sobre a existência dessas mesmas coisas.
5. O correto funcionamento do nosso entendimento (razão) é colocado sob suspeita devido ao argumento de que Deus pode tê-lo criado destinado a confundir o falso com o verdadeiro.
6. A primeira verdade cartesiana é objecto de indução existencial e não de dedução – será o ponto de partida de todas as deduções que faremos para construir o sistema firme dos conhecimentos.
7. A primeira verdade cartesiana é uma ideia ou verdade inata porque se impõe como absolutamente indubitável independentemente da experiência.
8. A primeira verdade cartesiana nasce connosco e descobrimo-la como certeza sem apoio empírico.
9. A primeira verdade corresponde à existência de um sujeito cuja natureza ou essência consiste em pensar.
10. Descartes chega à conclusão final de que todas as coisas sensíveis – incluindo o meu corpo ‒ não passam de realidades que só existem em sonho.
11. Só as verdades descobertas pela razão e deduzidas desta têm direito ao título de conhecimento.
12.