Extrutura de rede
Out./2014
Juliane de Nazaré M. Amaral
Acadêmica do 3º período do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA). julianenma@gmail.com RESUMO
O presente artigo aborda sobre os tipos de cabo de rede, coaxial, par trançado e fibra óptica; com ênfase em suas limitações como distancia e velocidade; além de vantagens e desvantagens; contém também breve guia de montagem dos cabos mais básicos e suas ferramentas; possibilitando uma compreensão prática deste assunto de grande importância nas redes de computadores. Portanto a escolha e identificação de uma ou para uma estrutura de rede torna-se muito mais fácil.
Palavras-chave: Cabos de rede, cabo coaxial, par trançado e fibra óptica
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho inicialmente comentaremos sore os três tipos de cabos de rede e posteriormente nos aprofundaremos em cada, explicando suas características, sub tipos, limitações para não haver perda de qualidade, vantagens e desvantagens, baseando-se em artigos e pesquisas.
2 TIPOS DE CABOS DE REDE
Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, que são usados em cabos de antenas para redes wireless e em algumas redes antigas.
2.1. Cabo Coaxial:
Os cabos coaxiais são cabos constituídos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados; uma camada isolante de plástico, chamada de dielétrico que envolve o cabo interno; uma malha de metal que protege as duas camadas internas e, finalmente, uma nova camada de revestimento, chamada de jaqueta. O condutor externo coberto por uma capa plástica protetora, que evita o fenômeno da indução, causada por interferências elétricas ou magnéticas externas. Ele mantém uma capacidade constante e baixa, assim consegue suportar velocidade (megabits/segundo), sem precisar de regeneração