extrusao
2.1-Definição: Processo mecânico, onde um material é forçado a passar através de um orifício de uma matriz sob alta pressão, tendo sua secção transversal reduzida.
Figura 1-Modelo de uma extrusora. http://www.ebah.com.br/extrusao-doc-a2399.html As formas, geralmente, possuem formato de barras cilíndricas ou de tubos. Em função da construção sólida e resistente a matriz (formas) não se alteram com o uso contínuo e os produtos extrusados possuem secção transversal constante e com dimensões precisas.
2.2-Formas de Extrusão
Dependendo do tipo de material e das condições de atrito, temperatura e da secção a ser obtida, a extrusão pode ser a quente ou a frio.
2.2.1-Extrusão a Quente
A extrusão a quente é realizada quando o material exige grande esforço a deformação, através desse método, a pressão sobre o material é suavizada.
Figura 2- Matrizes de Extrusão a Quente
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_fkmtInFqIQM/RgQp3d8gmcI/AAAAAAAAAFM/WxYNw8aI2ig/s320/Extrus%C3%A3o+a+quente+1.JPG
Etapas do processo:
Inicialmente ocorre a fabricação de um lingote ou tarugo de secção circular, que é aquecido uniformemente. Este material aquecido é transferido rapidamente para uma câmara de extrusão, onde um pistão é acionado e o material aquecido é empurrado para o interior tomando a forma desejada.
Embora exija menos resistência do material, a extrusão a quente apresenta alguns problemas, como o desgaste da matriz, o resfriamento do tarugo na câmara gera um produto com deformação final e o tarugo aquecido é coberto por um filme óxido, que afeta o comportamento do fluxo do metal gerando um produto com pobre acabamento superficial.
2.2.2-Extrusão a Frio
Na extrusão a frio o material endurece por encruamento, que é um fenômeno modificativo da estrutura dos materiais, que se rompem e permanecem, provocando assim um aumento das tensões na estrutura.
A extrusão a frio possui grandes vantagens, como:
Melhores propriedades mecânicas;