Extremos da atmosfera
Atmosfera
[pic]
Introdução
Os fenômenos atmosféricos são fenômenos que acontecem na atmosfera, mais precisamente na troposfera, camada mais próxima da Terra e que faz parte da vida humana. O qual está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Chuvas, raios, entre outros, têm afetado cada vez mais nossas vidas, causando catástrofes e destruições. Por isso é tão importante saber o que eles são, como são formados e como tais processos são realizados. Com esse trabalho temos o objetivo de comentar e explicar sobre os extremos da atmosfera, os quais trazem muitas consequências para o planeta Terra. Além de tomarmos o conhecimento desses extremos tão importantes.
Raios
O que é?
Um raio ou relâmpago é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares ás vezes com muitos quilômetros de distância, fenômeno conhecido como relâmpago. Ocorre também uma onda sonora chamada trovão.
A utilização dos termos raio ou relâmpago varia conforme a região. Em algumas, chamam-se relâmpagos aqueles que ocorrem entre nuvens, e raios entre nuvens e o solo. A descarga ocorre no momento em que as cargas elétricas (Quantidade de íons, cátions ou ânions) atingem energia suficiente para superar a resistência elétrica do ar, de forma explosiva, luminosa e violenta. O processo ainda não se encontra totalmente esclarecido, havendo controvérsias sobre seu mecanismo de formação. Existem três tipos de raios, também menos comumente chamados descargas iônicas:
Da nuvem para o solo. Do solo para a nuvem. Entre nuvens. Afirmam que as descargas entre nuvens e solo representam 20% do total.
[pic] Avião cai na Ilha caribenha depois de ser atingido por um raio, relata o Jornal Cruzeiro do Sul no dia 17 de agosto de 2010.
[pic] Raios atingem o Rio Grande do Sul no