Extraçõ de dna
Ácido desoxirribonucleico (DNA) é uma molécula orgânica que contém a “informação” que coordena o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs. Os seguimentos de DNA que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de DNA tem função estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A estrutura de DNA foi descoberta por James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953.
Do ponto de vista químico, o DNA é um longo polímero de unidades simples de nucleotídeos, cujo cerne é formado por açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações fosfodiéster. Ligados à molécula de açúcar está uma de quatro bases nitrogenadas e é a sequência dessas bases ao longo da molécula de DNA que carrega a informação genética.
Dentro da molécula, o DNA é organizado numa estrutura chamada cromossoma é o conjunto de cromossomos de uma célula forma o cariótipo. Os eucariontes têm seu DNA dentro do núcleo, enquanto que procariontes o têm disperso no citoplasma.
Dentro dos cromossomos, proteínas da cromátide como as histonas compactam e organizam o DNA. Essas estruturas compactadas guiam as interações entre o DNA e outra proteína, ajudando a controlar que partes do DNA são transcritas.
O DNA é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie de ser vivo.
2. OBJETIVO
Extrai o DNA das células.
3. MATERIAIS UTILIZADOS o Banana o Filtro de papel o Cadinho e pistilo o Sal o Funil o Tubo de ensaio o Água o Detergente o Álcool gelado o Palito de madeira
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocou-se um pedaço de banana sem casca no cadinho e com o auxilio do pistilo macerou-se.
Adicionou-se uma pintada de sal, uma colher de chá de detergente e água e misturou-se.
Filtrou-se a mistura aproximadamente em 1/6 do volume total de um tubo de