Extração e Purificação do Dióxido de Manganês
Extração e Purificação do Dióxido de Manganês
O dióxido de manganês é considerado o óxido mais importante do manganês, sendo um composto químico de fórmula MnO2 (1 átomo de manganês e 2 átomos de oxigênio).
É uma substância largamente utilizada na indústria, tanto na síntese de outros compostos, quanto na produção de tintas e vernizes para cerâmicas.
Extração
Materiais:
-Pilhas alcalinas (pilhas secas).
-Ferramentas básicas (alicates, pinças, tesouras, etc.).
-Peneira.
Procedimento:
Para retirar o dióxido de manganês da pilha, primeiro retire a proteção de metal que cobre seu exterior com a ajuda de alicates. Prossiga o procedimento retirando as seguintes proteções de papel, plástico e outros materiais, até chegar à uma camada de metal. Retire essa parte usando um alicate de corte juntamente com um alicate normal, com cuidado para não perder quantidades significativas de MnO2. Retirando a camada de metal, pode se observar que há um material poroso de cor negra cobrindo um pequeno bastão de carbono. Esse material é o dióxido de manganês. Retire o bastão de carbono do meio, em seguida coloque o dióxido de manganês em um recipiente, retirando os resíduos de papel e metal do produto. Faça a moagem do dióxido de manganês, deixando o produto não muito fino. Novamente, retire o excesso de resíduos. Repita a moagem, utilizando uma peneira um pouco mais fina (é preferível a utilização de uma meia-calça como peneira para a obtenção de um produto super fino).
Purificação
Materiais:
-Filtros de papel (o filtro de café pode ser utilizado).
-Água (recomenda-se o uso de água destilada).
-Bastão de vidro para agitação (pode ser substituído por outro material).
-Recipientes de vidro.
-Funil.
Procedimento:
Em um recipiente de vidro, prepare um filtro de papel, de modo que ele fique dentro do funil, e o material escoe para dentro do frasco. Para uma boa filtração, é aconselhável a utilização de mais de um filtro de papel. Em seguida, coloque o